Particularmente, acho que King exagerou, pois não acredito que ele não tenha gostado de nenhuma outra adaptação feita de seus livros. Se ele achou O Iluminado ruim, eu queria saber a opinião dele sobre os outros, como por exemplo O Apanhador de Sonhos. Deve amaldiçoar os respectivos diretores até a sétima geração. Mas não podemos comparar livro e filme. Sempre quando vejo esse tipo de discussão em fóruns ou comunidades da rede, me irrito com alguns comentários. São mídias diferentes, com recursos e linguagens opostas, não tem como comparar. Em um livro o autor pode contar detalhes, provocar um suspense maior, abusar das características de cada personagem. No roteiro para o vídeo a história deve ser mais enxuta, condensada, para não se tornar um filme longo e cansativo. Já pensou em um filme fielmente a obra do estilo O Senhor dos Aneis? Ficaríamos horas dentro da sala de cinema!
Para minha surpresa, ano passado fomos agraciados com uma adaptação muito bem feita de uma história do mestre King.O Nevoeiro é um conto de terror e faz parte do livro Tripulação de Esqueletos, publicado em 1985, distribuído no Brasil pela editora Objetiva. Uma cidade do oeste do Maine (cidade natal do escritor) é atingida por um enorme nevoeiro e coisas estranhas começam a acontecer sob a névoa misteriosa. Com um roteiro bem amarrado, o diretor Frank Darabont, que já trabalhou em outra adaptação de King, Um Sonho de Liberdade, conseguiu trazer para o cinema a mesma carga dramática e o suspense que o livro causa em seus leitores. Apesar da baixa qualidade dos efeitos especiais, todo o cenário de medo causado pelo desconhecido atrás da névoa faz com que o cinéfilo entre no clima do filme, esforçando-se para descobrir qual é o mistério, geralmente deixado em aberto nos livros.
Acredito que O Nevoeiro será a segunda grande adaptação de um conto de terror do mestre e abrirá portas para novos projetos, deixando para trás aquele estigma de que apenas Stanley Kubrick foi capaz de uma adaptação perfeita. ONevoeiro tem a medida certa de terror e suspense, tudo aquilo que King passa em seus livros, sem deixar cair no clichê dos filmes do gênero. O filme ainda tem um final SURPREENDENTE, deixando o espectador impressionado. Todos os diretores que tentaram uma adaptação de King no cinema deveriam assistir O Nevoeiro, pelo menos umas 12 vezes, para não transformar bons contos do mestre em porcarias, como o ridículo O Apanhador dos Sonhos, só para citar um exemplo.
O Nevoeiro (The Mist)
Diretor: Frank Darabont
Diretor: Frank Darabont
Ano: 2008
Sinopse: Grupo de pessoas ficam presas dentro de um supermercado após a cidade ter sido tomada por um grande nevoeiro. Mas há algo de errado com a névoa.Elenco: Thomas Jane, Marcia Gay Harden, Alexa Davalos, William Sadler, Laurie Holden, Chris Owen, Nathan Gamble, Andre Braugher
Sinopse: Grupo de pessoas ficam presas dentro de um supermercado após a cidade ter sido tomada por um grande nevoeiro. Mas há algo de errado com a névoa.Elenco: Thomas Jane, Marcia Gay Harden, Alexa Davalos, William Sadler, Laurie Holden, Chris Owen, Nathan Gamble, Andre Braugher
Distribuição: Paris Filmes
Download: O Nevoeiro - Legendado
Vi a curiosidade do filme no ótimo Diario do Medo
Nenhum comentário:
Postar um comentário